SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Training of social skills in internet dependence: narrative bibliographical reviewSuffering associated with relationship: a look from the schema theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

MATOS, Fabíola Rodrigues; ROSSINI, Joaquim Carlos  and  LOPES, Renata Ferrarez Fernandes. Schema Mode Inventory (SMI): revisão de literatura. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 95-105. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180014.

O Schema Mode Inventory (SMI) é um instrumento desenvolvido com o intuito de medir os Modos de Esquema mais frequentes que estão presentes na vida de um indivíduo. É um questionário exploratório, utilizado tanto para fins terapêuticos como de pesquisa e pretende obter uma visão geral dos Modos de Esquema que determinado paciente mostra com mais frequência. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma revisão de literatura sobre o SMI tendo como enfoque a sua validação e utilização. Através de duas estratégias de busca, sendo a primeira a procura pelo unitermo "Schema Mode Inventory" e a segunda por uma busca manual, foram encontrados 253 trabalhos nas bases de dados (PubMed, PsycInfo, Google Acadêmico), pertencentes aos últimos 11 anos, dos quais 45 se encaixaram aos critérios de inclusão. Destes, 36 se propuseram a utilizar o SMI para avaliar algum tema psicológico e 09 buscaram a sua validação. Dentre os temas psicológicos encontrados, Transtorno de Personalidade se destaca como o mais visado a análise de Modos de Esquema. Por fim, observou-se através da revisão que com o decorrer dos anos, há uma crescente utilização e validação do instrumento em diversos países, ainda não havendo estudos empíricos realizados no Brasil.

Keywords : Terapia do esquema; Modos de esquema; Schema mode inventory.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License