SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Schema Mode Inventory (SMI): revisão de literaturaPrevenção ao bullying: intervenção baseada na Abordagem Cognitivo-Comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

BOHN, Marcela; BERLITZ, Daiana; OLIVEIRA, Adriana de  e  PUREZA, Juliana da Rosa. Sofrimento associado ao relacionamento conjugal: olhar da teoria do esquema. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 106-112. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180015.

A Teoria dos Esquemas (TE) tem se mostrado efetiva para o tratamento de casos clínicos associados ao sofrimento conjugal. Esse trabalho objetivou apresentar uma investigação da busca de tratamento clínico associada ao sofrimento na relação conjugal sob a ótica da TE. Foram analisados 33 prontuários de pacientes atendidos em uma clínica escola da região metropolitana de Porto Alegre no período entre 2004 a 2009. A amostra consistiu em 26 mulheres e 7 homens, com idade média de 39 anos. Foi realizada análise descritiva para identificação do perfil da amostra e, em seguida, realizou-se uma análise de conteúdo sobre a abordagem da TE. Os resultados indicaram que a maioria dos pacientes eram casados, empregados, possuíam ensino médio completo e relataram problemas de relacionamento entre pais e filhos, bem como dificuldade de relacionamento interpessoal e sintomas de humor e ansiedade. Os resultados da análise de conteúdo indicaram a formação de seis categorias: insegurança no vínculo conjugal, dependência associada ao relacionamento conjugal, subjugação, transgeracionalidade, dúvidas sobre a relação conjugal e violência conjugal. A compreensão acerca dos vínculos conjugais em sofrimento nos permite compreender e prevenir futuras conflitivas conjugais.

Palavras-chave : Cônjuges; Terapia Cognitiva; Psicologia Clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License