SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Suffering associated with relationship: a look from the schema theoryGroup schema therapy for disruptive children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

MARTINS, Fabiane Silveira  and  FAUST, Giane Inês. Prevenção ao bullying: intervenção baseada na Abordagem Cognitivo-Comportamental. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 113-120. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180016.

O bullying é um fenômeno complexo, caracterizado por agressões intencionais e sistemáticas que podem impactar negativamente o desenvolvimento dos envolvidos. Atualmente a implementação de estratégias de combate ao bullying nas escolas brasileiras é exigida por lei. Algumas intervenções são desenvolvidas buscando a identificação de fatores de risco e de proteção, importantes para um melhor ajustamento dos jovens. Uma das perspectivas mais adotadas pelas intervenções em settings escolares é a Abordagem Cognitivo-Comportamental. O objetivo desta comunicação breve é descrever uma intervenção desenvolvida em uma escola para prevenção ao bullying, fundamentada na ACC, voltada para pré-escolares e escolares. Utilizou-se metodologia qualitativa, tipo de estudo exploratório e a amostra constou de alunos entre 2 e 14 anos, totalizando 1632 participantes. As estratégias mais utilizadas foram a psicoeducação sobre bullying e emoções, técnicas de relaxamento e treino de habilidades sociais. Diversas atividades foram realizadas com alunos, familiares, professores e equipe escolar. Os resultados observados foram: sistematização de um projeto de ampla abrangência acerca da prevenção, resultando no desenvolvimento de uma cartilha modelo para futuras intervenções; definição de estratégias fundamentadas na ACC, instrumentalizando professores e alunos com diferentes formas de manejo do bullying e difusão da cultura de paz.

Keywords : Bullying; Psicoeducação; Prevenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License