SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Sofrimento associado ao relacionamento conjugal: olhar da teoria do esquemaTerapia do esquema em grupo para crianças com transtornos disruptivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MARTINS, Fabiane Silveira  e  FAUST, Giane Inês. Prevenção ao bullying: intervenção baseada na Abordagem Cognitivo-Comportamental. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 113-120. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180016.

O bullying é um fenômeno complexo, caracterizado por agressões intencionais e sistemáticas que podem impactar negativamente o desenvolvimento dos envolvidos. Atualmente a implementação de estratégias de combate ao bullying nas escolas brasileiras é exigida por lei. Algumas intervenções são desenvolvidas buscando a identificação de fatores de risco e de proteção, importantes para um melhor ajustamento dos jovens. Uma das perspectivas mais adotadas pelas intervenções em settings escolares é a Abordagem Cognitivo-Comportamental. O objetivo desta comunicação breve é descrever uma intervenção desenvolvida em uma escola para prevenção ao bullying, fundamentada na ACC, voltada para pré-escolares e escolares. Utilizou-se metodologia qualitativa, tipo de estudo exploratório e a amostra constou de alunos entre 2 e 14 anos, totalizando 1632 participantes. As estratégias mais utilizadas foram a psicoeducação sobre bullying e emoções, técnicas de relaxamento e treino de habilidades sociais. Diversas atividades foram realizadas com alunos, familiares, professores e equipe escolar. Os resultados observados foram: sistematização de um projeto de ampla abrangência acerca da prevenção, resultando no desenvolvimento de uma cartilha modelo para futuras intervenções; definição de estratégias fundamentadas na ACC, instrumentalizando professores e alunos com diferentes formas de manejo do bullying e difusão da cultura de paz.

Palavras-chave : Bullying; Psicoeducação; Prevenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License