SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Preventing bullying: Cognitive-Behavioral Approach based interventionTerapia cognitivo-comportamental focada no trauma no contexto de acolhimento institucional trauma author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

CAMILO, Ivana de Cássia Ribeiro Rosa; LOPES, Ederaldo José  and  LOPES, Renata Ferrarez Fernandes. Terapia do esquema em grupo para crianças com transtornos disruptivos. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 121-129. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180017.

O presente estudo propõe um modelo psicoterápico em grupo para crianças com diagnóstico de transtornos disruptivos (APA, 2014), na abordagem da Terapia Cognitiva Focada no Esquema (TCFE). Esta proposta de intervenção foi delineada a partir da leitura e tradução do capítulo do livro de Loose, Graaf e Zarbock (2015), que apresenta os principais conceitos, métodos e técnicas nessa abordagem, para o tratamento de crianças agressivas. A proposta de adaptar o roteiro de Loose et al. (2015) para o formato de grupo, deve-se por serem encontradas contribuições recentes no Brasil destes mesmos pesquisadores alemães, que tiveram seus roteiros, métodos e técnicas traduzidos e adaptados ao formato de grupo, para o público brasileiro. A fim de se compreender as implicações na condução da psicoterapia em grupo com crianças agressivas, buscou-se na literatura outros trabalhos com essa característica, que possibilitassem também embasar a quantidade ideal de participantes, a faixa etária indicada, o número médio de sessões e os resultados esperados, uma vez que o protocolo original aborda a psicoterapia individual. Por se tratar de um trabalho com crianças, a orientação de pais também é apresentada como parte do processo de intervenção.

Keywords : Terapia do Esquema; Transtornos Disruptivos; Terapia em Grupo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License