SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Group schema therapy for disruptive childrenCognitive-behavioral therapy group in patients with temporomandibular disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

CORREA, Mikael Almeida; DIAS, Ana Cristina Garcia  and  ZIMMER, Marilene. Terapia cognitivo-comportamental focada no trauma no contexto de acolhimento institucional traumaFocused cognitive-behavioral therapy in foster care context. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 130-140. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180018.

O acolhimento institucional visa oferecer experiências reparadoras a jovens afastados do convívio familiar - processo que pode ser facilitado pela atuação do psicólogo. Apesar de ser uma prioridade do acolhimento, a reintegração familiar destes jovens ainda é um evento pouco frequente no contexto brasileiro. O objetivo deste relato de experiência profissional é descrever o atendimento psicológico de um jovem em acolhimento, que buscou facilitar a sua transição para o convívio familiar. O atendimento foi realizado em uma clínica escola no interior do Rio Grande do Sul, e teve como base a Terapia Cognitivo-Comportamental Focada no Trauma (TCC-FT), com ênfase na narrativa do trauma. A história de vida do paciente foi retratada através de desenhos, possibilitando a reestruturação crenças e de memórias traumáticas que dificultavam sua reintegração familiar e sua saída da casa de acolhimento. Este trabalho exemplifica uma adaptação positiva ao acolhimento institucional e uma posterior reintegração familiar, e descreve como intervenções narrativas podem ser adaptadas ao trabalho com desenhos e imagens mentais. Essa abordagem da TCC-FT com desenhos e imagens mentais demonstra ser promissora no trabalho com jovens em acolhimento, pois pode facilitar o acesso e elaboração de eventos traumáticos, bem como o processo de reintegração familiar.

Keywords : Psicologia clínica; Terapia cognitivo-comportamental; Criança institucionalizada.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License