SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Terapia do esquema em grupo para crianças com transtornos disruptivosGrupo terapêutico cognitivo comportamental em pacientes com disfunção temporomandibular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CORREA, Mikael Almeida; DIAS, Ana Cristina Garcia  e  ZIMMER, Marilene. Terapia cognitivo-comportamental focada no trauma no contexto de acolhimento institucional traumaFocused cognitive-behavioral therapy in foster care context. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2018, vol.14, n.2, pp. 130-140. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20180018.

O acolhimento institucional visa oferecer experiências reparadoras a jovens afastados do convívio familiar - processo que pode ser facilitado pela atuação do psicólogo. Apesar de ser uma prioridade do acolhimento, a reintegração familiar destes jovens ainda é um evento pouco frequente no contexto brasileiro. O objetivo deste relato de experiência profissional é descrever o atendimento psicológico de um jovem em acolhimento, que buscou facilitar a sua transição para o convívio familiar. O atendimento foi realizado em uma clínica escola no interior do Rio Grande do Sul, e teve como base a Terapia Cognitivo-Comportamental Focada no Trauma (TCC-FT), com ênfase na narrativa do trauma. A história de vida do paciente foi retratada através de desenhos, possibilitando a reestruturação crenças e de memórias traumáticas que dificultavam sua reintegração familiar e sua saída da casa de acolhimento. Este trabalho exemplifica uma adaptação positiva ao acolhimento institucional e uma posterior reintegração familiar, e descreve como intervenções narrativas podem ser adaptadas ao trabalho com desenhos e imagens mentais. Essa abordagem da TCC-FT com desenhos e imagens mentais demonstra ser promissora no trabalho com jovens em acolhimento, pois pode facilitar o acesso e elaboração de eventos traumáticos, bem como o processo de reintegração familiar.

Palavras-chave : Psicologia clínica; Terapia cognitivo-comportamental; Criança institucionalizada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License