SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Protocolos psicoterapêuticos para tratamento de ansiedade e depressão na infânciaEficácia da terapia cognitivocomportamental no tratamento da depressão: revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CARDOSO, Caroline de Oliveria; ANTUNES, Carolina  e  CUNHA, Samantha Cristina Ritzel. Esquemas desadaptativos e transtorno por uso de álcool: revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.1, pp. 19-28. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190005.

Esquemas iniciais desadaptativos (EIDs) são estruturas estáveis que se desenvolvem ao longo da vida e podem contribuir ou ser facilitadores de possíveis recaídas quando o assunto é dependência química. Muitos estudos demonstram que os EIDs estão associados ou podem ser a causa de uma série de problemas de saúde mental, como transtorno por uso de álcool. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi verificar se há relação entre os EIDs e o transtorno por uso de álcool, por meio de uma revisão sistemática da literatura. Para tanto, realizou-se uma busca nas bases de dados Pubmed, Psynet e Lilacs. Após essa consulta, sete estudos foram analisados, sendo possível verificar que pacientes com transtorno por uso de álcool apresentam maior pontuação nos EIDs se comparados ao grupo não clínico. Os esquemas de autocontrole/autodisciplina insuficientes, autossacrifício, abandono/instabilidade e padrões inflexíveis foram os que apareceram com mais frequência nos estudos analisados. Sugere-se que o comportamento do uso do álcool pode ser uma forma encontrada pelos indivíduos para lidar com seus EIDs, sendo uma estratégia de enfrentamento. Estudos como esses são muito importantes, pois o tratamento para problemas com álcool pode ser potencializado quando são abordados os EIDs e os traços de personalidade.

Palavras-chave : Esquemas Iniciais Desadaptativos; Transtorno por uso de Álcool; Terapia do Esquema.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License