SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Esquemas desadaptativos e transtorno por uso de álcool: revisão sistemáticaTerapia Cognitivo-comportamental no Espectro Autista de Alto Funcionamento: revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

OLIVEIRA, Antoniel Campos. Eficácia da terapia cognitivocomportamental no tratamento da depressão: revisão integrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.1, pp. 29-37. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190006.

OBJETIVO: Analisar as produções científicas disponíveis na literatura entre os anos de 1995 e 2015 sobre a eficácia da terapia cognitivo-comportamental (TCC) nos transtornos depressivos. MÉTODO: Revisão integrativa, a busca foi realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde - Psicologia Brasil (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO), Periódicos Eletrônicos em Psicologia (PePSIC), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), The National Center for Biotechnology - NCBI (PubMed), Jama Network, Periódicos Capes, com associação do descritor "depressão" às palavras-chave terapia cognitiva. Para a descrição das pesquisas selecionadas utilizou-se frequência absoluta (n), percentual (%) e a organização dos dados por similaridade. RESULTADOS: Foram selecionados e analisados 22 estudos, 50% deles referentes a estudos de revisão sistemática, revisões não sistemáticas, revisão bibliográfica e metanálises; 36,4% de estudos clínicos realizados para TCC individual; e 13,6% de estudos clínicos para a TCC em grupo. A TCC se mostrou eficaz em diversas modalidades de tratamento nas perspectivas apresentadas por esta revisão sistemática. CONCLUSÃO: Foram encontradas evidências da eficácia dessa abordagem tanto nos casos de recidiva quanto na remissão e na redução dos sintomas depressivos, nos estudos de revisão e nas metanálises, na TCC de grupo e individual. Contudo, há necessidade de um número maior de pesquisas com mais rigor e adequação metodológica para confirmar e ampliar os resultados encontrados.

Palavras-chave : Terapia; Cognitivo-Comportamental; Depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License