SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Effectiveness of cognitive behavioral therapy in depression treatment integrating reviewTourette's syndrome and cognitive-behavioral therapy: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

CONSOLINI, Marília; LOPES, Ederaldo José  and  LOPES, Renata Ferrarez Fernandes. Terapia Cognitivo-comportamental no Espectro Autista de Alto Funcionamento: revisão integrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.1, pp. 38-50. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190007.

Este artigo teve como objetivo apresentar um estudo de revisão integrativa de artigos publicados nas línguas portuguesa e inglesa, nos últimos dez anos, sobre a terapia cognitivo- comportamental clássica (TCC) no atendimento de pacientes com transtorno do espectro autista de alto funcionamento (TEA-AF). Foram realizadas buscas nas bases de dados BVS, MEDLINE e PsycINFO. Unitermos e combinações utilizados foram "cognitive behavior therapy" e " Autism spectrum disorder", em inglês e português. Foram selecionados 40 artigos. Os resultados indicaram que a TCC apresenta manutenção de técnicas cognitivas e comportamentais, como psicoeducação, exposição e resposta, reestruturação cognitiva e regulação emocional. Adaptações de técnicas e/ou protocolos estavam presentes na maior parte dos artigos, e as comuns foram uso de interesses pessoais do paciente e de estratégias visuais. Houve importante foco nas comorbidades e nos sintomas associados, como ansiedade. O tipo mais comum de intervenção foi a intervenção em grupo, além de intervenção com participação dos pais. Os resultados sugerem que a TCC apresenta resultados efetivos para o TEA-AF, porém, adaptações são indissociáveis e há a necessidade de maior compreensão da manifestação de ansiedade nessa população. Assim, as pesquisas recentes e os protocolos de intervenção são promissores e poderão colaborar ainda mais na área do TEA-AF.

Keywords : Terapia Cognitivo Comportamental; Transtorno do Espectro Autista de Alto Funcionamento; intervenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License