SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Cognitive Behavioral Therapy for High-functioning Autism Spectrum Disorder: integrative reviewCognitive-behavioral therapy and depression: interventions in the maintenance cycle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

GONCALVES, Diego Macedo; SILVA, Neuciane Gomes da  and  ESTEVAM, Ionara Dantas. Síndrome de Tourette e terapia cognitivo-comportamental: um estudo de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.1, pp. 51-58. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190008.

A síndrome de Tourette é um transtorno do neurodesenvolvimento que se manifesta por meio de tiques e estereotipias. Esse quadro afeta o sistema motor, gerando maneirismos irregulares que provocam prejuízos sociais, acadêmicos e laborais aos pacientes. Apesar de muitas pesquisas salientarem as causas neurobiológicas da síndrome de Tourette, estudos de caso vêm mostrando que as ações da terapia cognitivo-comportamental têm apresentado eficácia na diminuição da intensidade e da frequência dos sintomas. Neste artigo, teve-se o objetivo de apresentar as condutas clínicas eficazes no caso de uma paciente diagnosticada com síndrome de Tourette. O presente relato de caso descreve o atendimento a uma paciente de 32 anos, casada, submetida a 36 sessões de psicoterapia individual para tratamento da síndrome de Tourette. Na avaliação diagnóstica foram utilizados os critérios do DSM-5. O plano de tratamento envolveu técnicas cognitivo-comportamentais, como psicoeducação, treinamento de reversão de hábitos, exposição com prevenção de resposta e questionamento socrático. Houve diminuição da frequência e da intensidade dos sintomas, fato mencionado pela paciente e por familiares, bem como observado em processo terapêutico.

Keywords : Terapia Cognitivo-comportamental; Tiques; Síndrome de Tourette.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License