SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Síndrome de Tourette e terapia cognitivo-comportamental: um estudo de casoFatores motivacionais, cognitivos, emocionais e os efeitos relacionados ao voluntariado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

AGOSTINHO, Tayla Fernandes; DONADON, Mariana Fortunata  e  BULLAMAH, Sabrina Kerr. Terapia cognitivo-comportamental e depressão: intervenções no ciclo de manutenção. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.1, pp. 59-65. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190009.

A depressão corresponde hoje à principal causa de incapacidade no mundo. Para grande parte dos indivíduos, o transtorno é crônico e recorrente, podendo levar ao suicídio. Existem diversos tipos de tratamentos indicados para a depressão, e muitas pesquisas demonstram a eficácia da terapia cognitivo-comportamental (TCC). Ao pensar no tratamento da depressão, deve-se atentar para o fato de o ciclo de redução de atividades ser um dos mais importantes mantenedores do problema, pois funciona como fonte de retroalimentação, com o indivíduo, devido ao humor deprimido, reduzindo suas atividades, perdendo os reforçadores e agravando seu estado depressivo. O objetivo deste trabalho foi ilustrar um processo de intervenção na abordagem cognitivocomportamental sobre um ciclo de redução de atividades de um paciente deprimido por meio do relato de caso de um atendimento individual. O estudo de caso foi realizado com um paciente do sexo masculino, 24 anos, solteiro e sem filhos. As principais intervenções utilizadas foram: psicoeducação, quadro de atividades, lista de atividades prazerosas e registro e avaliação de pensamentos e crenças automáticas disfuncionais. Entre os resultados, observou-se que, ao interromper o ciclo de redução de atividades, o paciente melhorou o humor, flexibilizou cognições e apresentou comportamentos mais funcionais, retomando conquistas em diversas áreas de vida.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo Comportamental; Depressão; Ciclos de manutenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License