SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Terapia cognitivo-comportamental e depressão: intervenções no ciclo de manutençãoEsquemas iniciais desadaptativos e ajustamento diádico na conjugalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

VIEGAS, Monique Placido; OLIVEIRA, Evlyn Rodrigues  e  FALCONE, Eliane Mary de Oliveira. Fatores motivacionais, cognitivos, emocionais e os efeitos relacionados ao voluntariado. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.1, pp. 66-74. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190010.

O trabalho voluntário é um comportamento pró-social planejado, que não envolve recompensas financeiras ou materiais e tem sido associado ao bem-estar social e pessoal. O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os fatores motivacionais, cognitivos, afetivos e os efeitos relacionados à prática do voluntariado para quem o realiza. Foram entrevistados dez indivíduos, de ambos os sexos, que residiam e realizavam trabalho voluntário no Estado do Rio de Janeiro. As respostas foram analisadas e categorizadas a partir da análise de conteúdo. Os resultados encontrados apontam que a maioria dos voluntários entrevistados tem motivações focadas no outro, experiencia sentimentos positivos e parece ampliar o comportamento de ajuda para outros contextos. A partir deste estudo pode-se considerar que o trabalho voluntário parece acarretar mais efeitos positivos que custos.

Palavras-chave : Trabalho voluntário; Voluntariado; Voluntários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License