SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número1Fatores motivacionais, cognitivos, emocionais e os efeitos relacionados ao voluntariado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

VARGAS, Luciane  e  PUREZA, Juliana da Rosa. Esquemas iniciais desadaptativos e ajustamento diádico na conjugalidade. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.1, pp. 75-83. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190011.

Este estudo é fundamentado na teoria de Jeffrey Young e tem como objetivo estudar a relação entre os esquemas iniciais desadaptativos (EIDs) e o ajustamento diádico na conjugalidade. A amostra foi constituída por 77 participantes, e os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, Escala de Ajustamento Diádico (EAD) e Questionário de Esquemas de Young - YSQ-S3 (YSQ, do inglês Young Schema Questionnaire). Os resultados apresentaram 27 correlações entre EIDs e os fatores da EAD. Nos domínios esquemáticos de desconexão e rejeição, autonomia e desempenho prejudicados, e direcionamento para o outro, houve correlações significativas com os fatores coesão, consenso e expressão de afeto da EAD. Já o domínio limites prejudicados se correlacionou significativamente com os fatores expressão de afeto e consenso. Por fim, o domínio supervigilância e inibição se correlacionou significativamente com os fatores expressão de afeto, coesão e satisfação conjugal. Esses resultados indicam que há relação entre EIDs e o ajustamento diádico. É importante destacar que o estudo sobre o desenvolvimento da personalidade, mais especificamente sobre os EIDs, pode ser de grande relevância quando se deseja trabalhar com relacionamentos conjugais.

Palavras-chave : relações conjugais; esquemas iniciais desadaptativos; ajustamento conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License