SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A terapia cognitivo-comportamental no tratamento das compulsões mentais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

RUCKERT, Monique Lauermann Tassinari; FRIZZO, Rafaela Petrolli  e  RIGOLI, Marcelo Montagner. Suicídio: a importância de novos estudos de posvenção no Brasil. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.2, pp. 85-91. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190013.

O suicídio é um problema de saúde pública que tem resultado em um aumento de mortes no mundo todo. Os familiares enlutados são citados na literatura como sobreviventes, sendo estimado que entre 5 e 10 pessoas são gravemente afetadas por cada morte consequente do ato de suicídio. No entanto, o termo foi ampliado para os contatos que os indivíduos fizeram ao longo de sua vida, incluindo colegas, amigos e profissionais, aumentando, consequentemente, essa estimativa. As pessoas impactadas apresentam diferentes sintomas e formas de manejar o sofrimento. Essas estratégias para auxiliar na resolução do processo de luto, incluindo o desencorajamento de planejamentos ou ideações suicidas, além da orientação a profissionais e familiares sobre questões éticas e burocráticas, são designadas de posvenção. O objetivo deste estudo é avaliar os materiais existentes sobre posvenção do suicídio a fim de oferecer uma visão mais ampla de procedimentos e reflexões sobre o que fazer após a morte de um familiar ou paciente e avaliar quais intervenções são mais eficazes com enlutados pelo suicídio. Temos poucos serviços de apoio aos sobreviventes e pesquisas sobre a temática aqui no Brasil, portanto, faz-se necessário promover um espaço de escuta, de acolhimento e de informação para fortalecimento da saúde mental dos enlutados.

Palavras-chave : Suicídio; Posvenção; Sobreviventes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License