SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Suicídio: a importância de novos estudos de posvenção no BrasilO movimento do cientista clínico e a psicologia clínica científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PETERSEN, Marcela Leão. A terapia cognitivo-comportamental no tratamento das compulsões mentais. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.2, pp. 92-99. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190014.

O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é caracterizado pela presença de obsessões, compulsões ou ambas. Uma parte das compulsões ocorre em forma de rituais não observáveis: as compulsões mentais. Relacionadas a um pior prognóstico, têm prevalência de 9,8 a 25% e causam importante prejuízo funcional. Alguns consideram pacientes com rituais mentais mais difíceis de tratar por meio da terapia cognitivocomportamental (TCC) e da terapia de exposição e prevenção de resposta (EPR), porém, os resultados acerca do tratamento específico desses sintomas ainda são controversos. O objetivo deste trabalho é verificar as evidências sobre a eficácia da TCC/EPR no tratamento dos rituais mentais e quais técnicas específicas podem ser utilizadas. Foi realizada revisão sistemática da literatura por meio da consulta a quatro bases de dados eletrônicas. Foram utilizados os temas livres: "mental rituals", "mental compulsions", "covert rituals", "covert compulsions", combinados com o termo "obsessive compulsive disorder". Foram selecionados artigos publicados até 2018, escritos em inglês, português e espanhol. Os resultados são favoráveis ao uso da EPR. Podem ser utilizadas as técnicas específicas de distração com atividades interessantes e de pensar o oposto sobre a compulsão mental.

Palavras-chave : Transtorno obsessivo-compulsivo; Compulsões mentais; Terapia cognitivocomportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License