SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2O movimento do cientista clínico e a psicologia clínica científicaDesenvolvendo civilidade e empatia na infância por meio da música índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MEDEIROS, Antônio Gabriel Araújo Pimentel de  e  HARTMANN JUNIOR, Jose Antonio Spencer. Terapia de aceitação e compromisso em idosos: revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.2, pp. 112-119. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190016.

A terapia de aceitação e compromisso (ACT) é considerada um modelo clínico de terceira geração da terapia cognitivo-comportamental (TCC) e vem se destacando no tratamento de diversos transtornos. Para o idoso, que necessita lidar com maior variância entre perdas e ganhos, a ACT apresenta-se como alternativa para proporcionar capacidade de contextualização a partir da aceitação dos eventos encobertos. Este estudo teve por objetivo compreender intervenções em ACT para a população idosa. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura. Os bancos de dados SciELO, PubMed e LILACS foram utilizados para obtenção dos achados. Utilizouse a combinação "terapia de aceitação e compromisso" e "idosos", bem como seus equivalentes em inglês e espanhol para estudos publicados nos últimos dez anos, tendo a pesquisa ocorrido em janeiro de 2019. Foram incluídos três artigos. Os resultados apontam para indícios de eficácia da ACT em idosos para depressão e dor crônica, mas ressalta-se o baixo número de estudos encontrados.

Palavras-chave : Terapia de aceitação e compromisso; Idosos; Revisão sistemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License