SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Terapia de aceitação e compromisso em idosos: revisão sistemáticaA espiritualidade na flexibilização de pensamentos e crenças de uma paciente ansiosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

DEUS, Andrey Carvalho de  e  FAVA, Débora Cristina. Desenvolvendo civilidade e empatia na infância por meio da música. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.2, pp. 120-125. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190017.

A pré-escola é um ambiente que visa suscitar o desenvolvimento de habilidades sociais que podem refletir no bom relacionamento entre pares e na prevenção de problemas futuros. A inserção da música na educação infantil, além de fomentar a criatividade artística, é um meio pelo qual os estudantes consolidam aprendizagens diversas. A prática descrita deriva de um relatório de estágio em psicologia escolar que objetivou fomentar as habilidades sociais, especificamente a empatia e a civilidade, em crianças de 3 a 4 anos por meio da música. Realizaram-se quatro grupos focais de aproximadamente uma hora, um a cada semana, com seis crianças de uma escola de educação infantil, nos quais se utilizaram músicas infantis como disparadoras de reflexões das temáticas de intervenção. Os dados foram coletados por meio de diário de campo pelo estagiário. Os comportamentos observados durante oito semanas após a intervenção apontam que ela auxiliou na promoção de atitudes de empatia e civilidade na relação entre os participantes, se comparados aos comportamentos anteriormente emitidos pelas crianças. Espera-se contribuir para a discussão sobre a importância do desenvolvimento de habilidades sociais em ambientes pré-escolares para a melhora do comportamento social.

Palavras-chave : Habilidades sociais; Pré-escolar; Música.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License