SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Desenvolvendo civilidade e empatia na infância por meio da músicaIntervenção psicossocial no tdah durante a reabilitação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

RIBEIRO, Lilian C. Prado Jacintho Mendonça; BALESTRA, Aline Gerbasi; NICOLETTI, Êdela Aparecida  e  DONADON, Mariana Fortunata. A espiritualidade na flexibilização de pensamentos e crenças de uma paciente ansiosa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.2, pp. 126-131. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190018.

A espiritualidade e/ou religiosidade pode exercer uma importante influência em diversos aspectos da vida do paciente, como, por exemplo, atuar na flexibilização de pensamentos e crenças disfuncionais. A proposta deste artigo foi descrever os aspectos psicológicos e espirituais de uma paciente ansiosa submetida a 19 sessões individuais de terapia cognitivo-comportamental (TCC). Como metodologia, utilizouse psicoeducação, questionamento de pensamentos e crenças, intervenções sobre ciclos de manutenção específicos. Foram também aplicadas as escalas Beck para avaliação do humor da paciente ao longo das sessões. Os dados deste estudo indicam que, em relação ao humor, foi possível observar a melhora dos sintomas de ansiedade, depressão e desesperança. Além disso, a paciente conseguiu utilizar a dimensão espiritual/religiosa como recurso de enfrentamento e flexibilização de pensamentos/crenças diante das dificuldades enfrentadas, sublinhando a importância de psicólogos clínicos estarem atentos à influência da dimensão religiosa na vida dos pacientes.

Palavras-chave : Terapia cognitivo-comportamental; Espiritualidade; Ansiedade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License