SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2A espiritualidade na flexibilização de pensamentos e crenças de uma paciente ansiosaPrograma competências integradas: perceção dos professores e psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ASSUNCAO, Patrícia Franco. Intervenção psicossocial no tdah durante a reabilitação. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2019, vol.15, n.2, pp. 132-140. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20190019.

O transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é reportado como sendo mais comum em crianças com paralisia cerebral (PC) do que na população geral. Na Rede SARAH esse diagnóstico é predominante, tornando tal informação importante para o profissional de reabilitação infantil, bem como para os familiares das crianças atendidas. Este trabalho visa apresentar uma abordagem múltipla de tratamento de sintomas de déficit de atenção e hiperatividade em uma criança com PCdurante seu tratamento de reabilitação, com foco nas intervenções psicossociais. Explica-se sobre a importância da parceria entre a equipe e a família, conforme fundamenta o Método SARAH. Técnicas cognitivo-comportamentais são abordadas como conhecimento necessário ao psicólogo da reabilitação infantil, mesmo sem atuação em moldes de psicoterapia. Os dados correspondem ao período de 2011 a 2016 e foram obtidos via prontuário eletrônico. A ampliação do repertório social, os ganhos na aprendizagem escolar e na autorregulação comportamental, o desenvolvimento de um autoconceito positivo e de habilidades de autocuidado foram resultados positivos, qualificando a relação entre criança e família. Entende-se, por fim, que um caso clínico pode auxiliar os profissionais da saúde a delinear condutas terapêuticas no tratamento de crianças com PC e TDAH associado.

Palavras-chave : TDAH; Paralisia cerebral; Terapia cognitivo-comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License