SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Características e impacto dos programas de prevenção da depressão pós-parto em Terapia Cognitivo-Comportamental: revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

LAWRENZ, Priscila et al. Estilos, práticas ou habilidades parentais: como diferenciá-los?. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 02-09. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200002.

Este estudo apresenta e diferencia os conceitos estilos parentais, práticas parentais e habilidades sociais educativas parentais. Os conceitos são analisados como fatores que podem contribuir para a ocorrência de maus-tratos contra crianças. Foi possível verificar que esses conceitos nem sempre são descritos e diferenciados de forma clara na literatura. Dessa forma, as definições foram apresentadas com base em autores reconhecidos pelos estudos que desenvolvem na área há décadas. Os artigos foram selecionados em bases de dados nacionais e internacionais. Os estilos parentais são definidos como o conjunto de atitudes e práticas dos pais em relação aos filhos que caracteriza a natureza da interação entre eles. As práticas parentais envolvem técnicas utilizadas pelos pais em situações específicas de interação com os filhos. São menos estáveis do que os estilos parentais e sofrem a influência da cultura. Já as habilidades sociais educativas parentais são compreendidas como o conjunto de habilidades sociais dos pais aplicáveis à educação dos filhos e que contribuem para seu desenvolvimento e sua aprendizagem. As discussões apresentadas neste estudo podem contribuir para o trabalho de psicólogos que atuam no atendimento de crianças e suas famílias.

Palavras-chave : Estilos parentais; Práticas parentais; Habilidades sociais educativas parentais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License