SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Estilos, práticas ou habilidades parentais: como diferenciá-los?As contribuições da terapia cognitivo-comportamental para a prevenção do suicídio em pacientes com depressão: revisão narrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

ARAUJO, Neuraci Gonçalves de  e  CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Características e impacto dos programas de prevenção da depressão pós-parto em Terapia Cognitivo-Comportamental: revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 10-18. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200003.

A depressão pós-parto atinge cerca de 17,7% das mães e traz sérias consequências para a díade mãe-bebê, indicando a necessidade de prevenção. Esta revisão sistemática avaliou 13 ensaios clínicos randomizados de intervenções preventivas baseados na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), iniciadas na gestação. Objetivou- se apresentar os conteúdos dos programas e analisá-los em relação aos fatores de risco e impacto das intervenções. Buscou-se artigos nas bases de dados Bvsalud, Pubmed, Scielo e PsycInfo, utilizando-se os termos "postpartum depression" and "prevention" e variantes destes nos idiomas inglês e português. Análises qualitativas e quantitativas mostram que a maioria das intervenções reduz sintomas depressivos e incluiu no conteúdo: psicoeducação sobre depressão pós-parto, estratégias de resolução de problemas, relaxamento, habilidades de comunicação com o parceiro, rede de apoio e parentalidade. A ausência de descrição detalhada dos conteúdos das sessões limitou as análises. As intervenções preventivas baseadas na TCC podem reduzir sintomas de depressão e incidência deste transtorno.

Palavras-chave : Depressão Pós-Parto; Terapia Cognitivo-Comportamental; Prevenção de Doenças.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License