SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Características e impacto dos programas de prevenção da depressão pós-parto em Terapia Cognitivo-Comportamental: revisão sistemáticaSenso de autoeficácia, comportamentos de saúde e adesão ao tratamento em pacientes portadores de diabetes e/ou hipertensão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

GATTI, Priscila Vargas  e  MENDES, Ana Irene Fonseca. As contribuições da terapia cognitivo-comportamental para a prevenção do suicídio em pacientes com depressão: revisão narrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 83-91. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200004.

O suicídio é considerado um problema de saúde pública e o Brasil está em oitavo lugar no ranking de países com os maiores índices de suicídio. A Terapia Cognitivo-Comportamental tem sido intensamente indicada para o tratamento de diversos transtornos psicológicos e faz-se necessário avaliar também a sua eficácia para a prevenção do suicídio. Essa pesquisa visou identificar, reunir e analisar as contribuições da TCC para a prevenção do suicídio em pacientes com depressão, investigando as principais estratégias e técnicas e verificando a eficácia desta terapia. Trata-se de uma revisão narrativa em que foram selecionados e analisados cinco artigos. Diversas estratégias e técnicas foram encontradas, entre elas: psicoeducação, aprimoramento da rede social de apoio, conceituação cognitiva, reestruturação cognitiva, treino de habilidades sociais, treino de habilidades de resolução de problemas, estabelecimento de planos de segurança e controle de impulsos. A eficácia da Terapia Cognitivo-Comportamental para a prevenção do suicídio também foi comprovada. Ficou evidente que existem poucos estudos em língua portuguesa que unam Terapia Cogntivo-Comportamental e prevenção do suicídio. Portanto,essa revisão narrativa pretende servir de alerta para a necessidade de mais pesquisas nesse âmbito.

Palavras-chave : Suicídio; depressão; Terapia Cognitivo-Comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License