SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Senso de autoeficácia, comportamentos de saúde e adesão ao tratamento em pacientes portadores de diabetes e/ou hipertensãoAspectos psicológicos relacionados à obesidade: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CAMARGOS, Samara Pereira da Silva; MONTAGNERO, Alexandre Vianna; LOPES, Renata Ferrarez Fernandes  e  LIMA, Ana Flávia Monteiro. Esquemas iniciais desadaptativos em pacientes pré e pós-bariátricos. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 34-41. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200006.

Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) são padrões psicológicos que envolvem fatores emocionais e cognitivos autoderrotistas que se desenvolvem na infância ou adolescência e podem estar no cerne de transtornos psicológicos. Identificá-los se torna essencial para entender a manutenção desses comportamentos e, assim indicar o tratamento correto e intervenções específicas. O objetivo deste estudo foi avaliar os EIDs predominantes em pacientes bariátricos, incluindo aqueles indicados a passar pelo procedimento e os que já o realizaram. Trata-se de um estudo exploratório no qual utilizou o Questionário de Esquemas de Young (YSQ-S2) em uma amostra de 30 participantes (20 pré-bariátricos e 10 pós-bariátricos). Os dados foram processados no programa Statistical Package for Social Science (SPSS), e realizada uma análise descritiva. O EID que apresentou maior pontuação média foi o autossacrifício (X=4,72), enquanto a menor pontuação foi no esquema de defectividade/vergonha (X=1,6). O esquema de autossacrifício é um esquema condicional, caracterizado como tentativa de alterar resultados negativos e obter alívio de uma autoimagem negativa produzida, pelo menos em parte, pela obesidade. Considerando que a maioria da amostra era pré-bariátrica e apresentava obesidade mórbida, o autossacrifício, enquanto uma forma desadaptada de orientação para o outro, pode ser uma forma desses pacientes lidarem com sua autoimagem.

Palavras-chave : Esquemas Iniciais Desadaptativos; Obesidade; Cirurgia Bariátrica.

        · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License