SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Early maladaptive schemas in pre and post bariatric patientsSocial skills program with pedagogy students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

DE-MATOS, Bárbara Wolff; MACHADO, Laura Morais  and  HENTSCHKE, Guilherme Scotta. Aspectos psicológicos relacionados à obesidade: relato de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 42-49. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200007.

A obesidade é um problema de saúde pública e sua causa pode estar associada a predisponentes genéticos e ambientais, além de sofrer influência de fatores mentais e emocionais. Estes fatores afetam principalmente as mulheres que utilizam o comer em excesso como estratégia compensatória, gerando incialmente alívio imediato e posteriormente sentimentos de culpa. O referente relato de caso buscou apontar a relação entre obesidade e fatores psicológicos a partir da perspectiva cognitivo comportamental. Foram utilizados no estudo uma ficha sociodemográfica e um roteiro semiestruturado de entrevista, que permitiram construir categorias temáticas sobre o funcionamento mental obeso, sendo elas: a relação entre sentimentos disfóricos e evidenciaram a relação entre a obesidade e fatores psicológicos, deixando claro o quanto a comida é utilizada como estratégia de enfrentamento e/ou compensatória. A partir dos resultados obtidos é fundamental que pacientes com obesidade recebam tratamento psicológico na abordagem cognitivo-comportamental com o intuito de desmistificar algumas crenças disfuncionais e desenvolver nos mesmos estratégias de enfrentamento mais eficazes.

Keywords : Obesidade; Psicologia; Terapia Cognitivo-Comportamental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License