SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Esquemas iniciais desadaptativos em pacientes pré e pós-bariátricosPrograma de habilidades sociais com estudantes de pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

DE-MATOS, Bárbara Wolff; MACHADO, Laura Morais  e  HENTSCHKE, Guilherme Scotta. Aspectos psicológicos relacionados à obesidade: relato de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 42-49. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200007.

A obesidade é um problema de saúde pública e sua causa pode estar associada a predisponentes genéticos e ambientais, além de sofrer influência de fatores mentais e emocionais. Estes fatores afetam principalmente as mulheres que utilizam o comer em excesso como estratégia compensatória, gerando incialmente alívio imediato e posteriormente sentimentos de culpa. O referente relato de caso buscou apontar a relação entre obesidade e fatores psicológicos a partir da perspectiva cognitivo comportamental. Foram utilizados no estudo uma ficha sociodemográfica e um roteiro semiestruturado de entrevista, que permitiram construir categorias temáticas sobre o funcionamento mental obeso, sendo elas: a relação entre sentimentos disfóricos e evidenciaram a relação entre a obesidade e fatores psicológicos, deixando claro o quanto a comida é utilizada como estratégia de enfrentamento e/ou compensatória. A partir dos resultados obtidos é fundamental que pacientes com obesidade recebam tratamento psicológico na abordagem cognitivo-comportamental com o intuito de desmistificar algumas crenças disfuncionais e desenvolver nos mesmos estratégias de enfrentamento mais eficazes.

Palavras-chave : Obesidade; Psicologia; Terapia Cognitivo-Comportamental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License