SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Aspectos psicológicos relacionados à obesidade: relato de casoEfeito de estratégias e técnicas cognitivo- comportamentais no tratamento do tabagismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

LEME, Vanessa Barbosa Romera; FERNANDES, Luana De Mendonça; ROCHA, Carolina Seixas da  e  SERQUEIRA, Adriana Pinheiro. Programa de habilidades sociais com estudantes de pedagogia. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.1, pp. 50-58. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200008.

Para promover relações interpessoais positivas e a saúde mental, pesquisadores têm defendido a inserção das habilidades sociais nos currículos universitários e a implementação de programas com os estudantes, especialmente com aqueles que atuarão em contextos educativos como, por exemplo, pedagogos. O estudo avaliou os efeitos de um programa de habilidades sociais sobre o repertório social, autoeficácia e percepção de apoio social de 22 estudantes do curso de pedagogia, sendo 19 mulheres e três homens com idade entre 19 e 45 anos, de uma universidade pública no Estado do Rio de Janeiro. Foi realizada uma intervenção, com caráter exploratório e com foco na promoção de saúde mental, composta por sete encontros. Os participantes responderam antes e imediatamente depois a intervenção, ao Inventário de Habilidades Sociais, à Escala de Autoeficácia e à Escala de Suporte Social. As análises, com medidas repetidas, indicaram que após a intervenção os universitários apresentaram mais assertividade, expressão de sentimentos positivos, auto exposição a desconhecidos, autocontrole, crenças de autoeficácia e percepção de apoio social da família e comunidade. Conclui-se que a intervenção mostrou alguns indicadores de efetividade que deverão ser avaliados em futuras intervenções, pautadas por delineamento experimental.

Palavras-chave : Habilidades Sociais; Estudantes; Universidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License