SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Esquemas iniciais desadaptativos e o consumo de álcool: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SILVA, Lucilene Prado; VANDENBERGHE, Luc Adhemar  e  DEMARZO, Marcelo Piva. Intervenções baseadas em mindfulness para o relacionamento de casal: uma revisão integrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 68-74. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200011.

Conflitos e desentendimentos em relacionamentos de casal constituem um problema de saúde para uma parte importante da população. Em contrapartida, um relacionamento satisfatório tende a amortecer o impacto dos eventos negativos da vida. Mindfulness (Atenção Plena) significa focar a consciência no momento presente, reconhecendo e aceitando sentimentos, pensamentos e sensações. Diz respeito a como nós nos colocamos em relação ao nosso corpo, nossa mente, nosso passado, nós mesmos e aos nossos relacionamentos. O presente artigo é uma revisão integrativa de estudos internacionais que avaliaram os efeitos de intervenções baseadas em mindfulness sobre o relacionamento de casal. Os nove estudos encontrados na base de dados PubMed entre 2000 e 2019 sugerem que a participação em tais programas aumenta a satisfação no relacionamento, a conexão com o parceiro, o equilíbrio emocional, a empatia, a comunicação e reduz o estresse, a reatividade emocional e os conflitos. Concluímos que intervenções baseadas em mindfulness podem ser recomendadas para promover a qualidade do relacionamento de casal.

Palavras-chave : Atenção Plena; Satisfação Pessoal; Casamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License