SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Intervenções baseadas em mindfulness para o relacionamento de casal: uma revisão integrativaMindfulness e transtornos por uso de substäncias: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MANSANO, Flavia Salomoni  e  SZUPZYNSKI, Karen Priscila Del Rio. Esquemas iniciais desadaptativos e o consumo de álcool: uma revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 75-82. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200012.

O consumo de álcool entre jovens tornou-se um padrão na sociedade e os níveis de consumo mostram que este comportamento de risco pode levar a dependência da substância. Compreender qual a relação existente entre os Esquemas Iniciais Desadaptativos e o consumo pode colaborar para desenvolvimento de ações preventivas, além de nortear pesquisas empíricas futuras. Objetivos: Verificar os achados relacionados ao tema e compreender quais correlações existem entre os Esquemas Iniciais Desadaptativos e o consumo de álcool. Método: Foi feita revisão sistemática de artigos científicos dos últimos 10 anos, utilizando as bases de dados Scielo, PePSIC, LiLaCs e PubMED. Foram incluídos artigos de pesquisas empíricas e uma revisão narrativa, e os critérios de seleção utilizados foram tipo de amostra, instrumentos utilizados e discussões pertinentes ao tema. Resultados e Discussão: Foram encontrados poucos artigos na temática, principalmente no Brasil. Observações sobre metodologias e limitações são comentadas em todos os artigos, como heterogeneidade dos gêneros dos participantes, recorte transversal, características das amostras ou a questão do número/tipo de amostra. É enfatizada a necessidade de futuras pesquisas sobre a mesma temática, bem como as implicações positivas para o desenvolvimento de tratamentos mais efetivos na área.

Palavras-chave : consumo de álcool; terapia do esquema; questionário de esquemas de young..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License