SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Mindfulness and substance related disorders: an integrative reviewCognitive Behavioral Therapy: what do Psychology students think? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

MORENO, André Luiz  and  SOUSA, Diogo Araújo De. Adaptação transcultural da cognitive therapy rating scale (escala de avaliação em terapia cognitivo-comportamental) para o contexto brasileiro. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 92-98. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200014.

Esse estudo teve como objetivo descrever a adaptação transcultural da Cognitive Therapy Rating Scale (CTRS) para uso no Brasil. A adaptação transcultural seguiu um processo de quatro etapas: 1) investigação da equivalência conceitual e dos itens; 2) tradução e retrotradução; 3) estudo piloto; e 4) investigação da equivalência operacional. Como resultado, uma versão final em português, adaptada ao contexto brasileiro, denominada Escala de Avaliação em Terapia Cognitivo-Comportamental foi obtida e é apresentada. Dificuldades de adaptação ao contexto brasileiro são discutidos, particularmente no que se refere à ausência de instrumentos semelhantes disponíveis nesse contexto. Conclui-se que a Escala de Avaliação em Terapia Cognitivo-Comportamental se mostra muito similar à versão original da CTRS no que diz respeito à equivalência conceitual e dos itens, semântica e equivalência operacional, sugerindo que futuros estudos transculturais poderiam se beneficiar desta primeira versão. Destaca-se a importância que a escala tem para o contexto de desenvolvimento da terapia cognitivo-comportamental no Brasil nos contextos comunitário, clínico e de pesquisa.

Keywords : Cognitivo-Comportamental; Avaliação de Programas e Instrumentos de Pesquisa; Inquéritos e Questionários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License