SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Adaptação transcultural da cognitive therapy rating scale (escala de avaliação em terapia cognitivo-comportamental) para o contexto brasileiroUso de imagens para a reestruturação cognitiva: relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SOARES, Adriana Benevides et al. Terapia Cognitivo Comportamental: o que pensam os estudantes de Psicologia?. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 99-106. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200015.

Esta pesquisa teve como objetivo identificar as concepções dos universitários de Psicologia sobre a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). Participaram 21 estudantes do sexto ao décimo períodos do curso de Psicologia de duas universidades da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro, sendo nove alunos de uma instituição pública e 12 da privada. Foram realizados dois Grupos Focais nos quais foram também coletados os dados sociodemográficos. Para a análise dos dados foi utilizado o software Iramuteq. Foram analisados 234 segmentos de texto, sendo que a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) foram retidos 86,32% (202 unidades). Os dados obtidos sugeriram seis Classes (Pressupostos Gerais, Núcleo Reducionista, Foco de Atuação, Conteúdo Ensinado, Identificação com a Abordagem e Referência de Aprendizagem) que compreendem o tema Articulações, Teoria e Prática da TCC. A pesquisa contribui para uma melhor elucidação da TCC nas graduações em Psicologia e uma possível reformulação de conteúdos nas grades curriculares dos cursos.

Palavras-chave : Psicologia; Estudantes; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License