SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Terapia Cognitivo Comportamental: o que pensam os estudantes de Psicologia?Terapia Cognitivo-Comportamental Multicomponente para adolescentes com transtorno alimentar: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

KUNZLER, Lia Silvia; FERREIRA-DE-LIMA, Maria Cecília  e  FENG, Yu Hua. Uso de imagens para a reestruturação cognitiva: relato de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 107-113. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200016.

Os processos cognitivos envolvidos nas imagens mentais e as áreas corticais ativadas são semelhantes às situações reais, indicando o potencial terapêutico do uso de imagens para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento. O objetivo do presente estudo foi apresentar três relatos de casos em que o uso de imagem foi a técnica determinante para conseguir o desfecho terapêutico desejado: (1) reestruturação cognitiva de crenças nuclear e condicionais distorcidas para alcançar comportamentos desejados; (2) reestruturação cognitiva de crenças intermediárias através do desenho como coadjuvante no tratamento oncológico; (3) fortalecer crenças nucleares e condicionais saudáveis. O uso de imagem se mostrou efetivo nos três casos apresentados, pois através desta intervenção foi possível a identificação de crenças, a reestruturação cognitiva e a regulação emocional. Consequentemente auxiliou na resolução de problemas, na amenização do sofrimento e do comprometimento global, pois facilitou o desenvolvimento de novas habilidades para o enfrentamento de situações estressantes e conflituosas, o que propicia uma melhor qualidade de vida.

Palavras-chave : Imagem mental; Reestruturação cognitiva; Regulação emocional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License