SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número2Uso de imagens para a reestruturação cognitiva: relato de casoA Terapia cognitivo-comportamental e mindfulness no tratamento do transtorno de ansiedade social: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

CAMARGOS, Samara Pereira da Silva; LOPES, Renata Ferrarez Fernandes  e  BERNARDINO, Leonardo Gomes. Terapia Cognitivo-Comportamental Multicomponente para adolescentes com transtorno alimentar: um estudo de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 114-121. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200017.

Os Transtornos Alimentares em adolescentes estão cada vez mais comuns e seus tratamentos devem ser flexíveis tendo em vista as características individuais e as condições para desenvolvimento da terapia. A Terapia Cognitivo-Comportamental Multicomponente (TCCM) é um modelo de integração de várias técnicas cognitivo- comportamentais selecionadas de acordo com as particularidades. O objetivo deste estudo é descrever o tratamento, baseado na TCCM, de uma adolescente de 13 anos diagnosticada com Anorexia Nervosa. Foram utilizadas técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental Clássica, Terapia Comportamental Dialética, Terapia de Reciclagem Infantil, Terapia do Esquema, entre outras. Depois de realizadas 29 sessões, a paciente apresentou melhora em comportamento alimentar, do humor e da distorção de autoimagem. Dentre as técnicas utilizadas, as técnicas vivenciais potencializaram o resultado terapêutico pois proporcionou vivenciar emocionalmente as situações problemas. Por sua vez, as técnicas da Terapia Cognitivo-Comportamental Clássica não obtiveram sucesso satisfatório, em parte devido a seu cunho de raciocínio lógico abstrato, que parece ter gerado desmotivação. Dessa forma, a Terapia Cognitivo-Comportamental Multicomponente se mostra um instrumento importante e adequado para o tratamento de transtorno psicológico, sobretudo o transtorno alimentar.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo-Comportamental; Anorexia Nervosa; Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License