SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Multicomponent Cognitive-Behavioral Therapy for adolescents with eating disorders: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

BARROS, Amanda Bezerra de  and  GALDINO, Melyssa Kellyane Cavalcanti. A Terapia cognitivo-comportamental e mindfulness no tratamento do transtorno de ansiedade social: um estudo de caso. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2020, vol.16, n.2, pp. 122-129. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20200018.

O Transtorno de Ansiedade Social (TAS) é considerado um dos transtornos mais prevalentes no mundo. O objetivo do estudo em questão é apresentar o caso de um jovem adulto, do sexo masculino com diagnóstico deTAS, descrevendo como ocorreram as intervenções embasadas na terapia cognitivo- comportamental (TCC) sem uso associado de psicofármacos. Propõe-se também demonstrar quais intervenções podem auxiliar no tratamento do medo social de comer em público e vomitar. O tratamento consistiu em 20 sessões com a utilização de técnicas consideradas fundamentais nesses casos, como: psicoeducação; exposição gradual e reestruturação cognitiva. A exposição inicialmente não foi efetiva, e foram necessárias a utilização de novas estratégias, com a inserção de práticas formais e informais de mindfulness que auxiliaram o paciente a se alimentar melhor voltando sua atenção às sensações corporais da alimentação. A utilização de mindfulness associado a outras estratégias das TCCs pode ser muito eficaz. Os resultados obtidos pelo método JT demonstraram mudanças confiáveis nas medidas, e a avaliação final do processo demonstrou melhora considerável nas queixas iniciais, redução na ansiedade social, nos comportamentos de segurança e ressignificação cognitiva de suas crenças.

Keywords : Fobia Social; Terapia Cognitivo-Comportamental; Atenção Plena.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License