SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Terapia Cognitivo-Comportamental e promoção da satisfação conjugal: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

RESENDE, Kênia Izabel David Silva de; TEODORO, Maycoln Leôni Martins; BARROS, Víviam Vargas de  y  OHNO, Priscilla Moreira. Os efeitos das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) na saúde mental de estudantes universitários: um estudo de revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 2-15. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210002.

Os dados epidemiológicos apontam que os sintomas psiquiátricos em estudantes universitários apresentam índices mais expressivos em comparação aos pares de fora da universidade. Nos últimos anos, as intervenções baseadas em mindfulness têm se destacado como intervenções eficazes no campo da saúde mental com desfechos satisfatórios e, por isso, têm sido empregadas em áreas como o ensino superior. Foi realizado um estudo de revisão sistemática com buscas sistematizadas nas bases de dados Cochrane Library, PsycINFO, PubMed e Lilacs com descritores controlados e não controlados. Foram identificadas 1.548 publicações, mas somente 18 atenderam aos seguintes critérios de elegibilidade: delineamento ensaio clínico randomizado (ECR), população- alvo de estudantes universitários, intervenção baseada nos programas de mindfulness MBSR e/ou MBCT, ser realizada de forma presencial e com encontros semanais. Os resultados apontaram que as intervenções baseadas em mindfulness mostraram efeitos significativos ou moderadamente significativos em suas variáveis de análise (ansiedade, depressão, estresse e mindfulness ) mostrando-se como intervenções promissoras para intervenção e promoção da saúde no meio acadêmico.

Palabras clave : atenção plena; estudantes; ensaio clínico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License