SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Os efeitos das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) na saúde mental de estudantes universitários: um estudo de revisão sistemáticaO uso da narrativa da memória autobiográfica como recurso para o aumento da autoconsciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

FIGUEIREDO, Maria Henriqueta. Terapia Cognitivo-Comportamental e promoção da satisfação conjugal: uma revisão integrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 16-22. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210003.

A satisfação conjugal carateriza-se pela perceção dos membros da díade relativamente à satisfação na relação. Integra o padrão de comunicação, sexualidade, tempo passado juntos, entre outros aspetos específicos do casal, enquanto unidade transformativa. Os conflitos, decorrentes da continuidade relacional, requerem muitas vezes, o desenvolvimento de abordagens terapêuticas de intervenção cognitiva comportamental visando a conservação ou reconquista da satisfação conjugal. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) direcionada para a reestruturação cognitiva e comportamental tem sido utilizada numa ampla diversidade de situações, incluindo alterações do relacionamento conjugal satisfatório. Com o objetivo de mapear o conhecimento existente sobre a utilização da TCC na promoção da satisfação conjugal, realizou-se uma revisão integrativa, utilizando-se as seguintes Bases de Dados da EBSCO: Medline; Cinhal; MedicLatina e Psychology and Behavorial Sciences. Os sete estudos primários publicados nos ultimos 10 anos, que corresponderam aos critérios de inclusão pré-definidos, demonstram que a TCC é utilizada para promover a satisfação conjugal, nas suas várias vertentes. Os resultados da sua aplicação mostram elevados níveis de eficácia, sugerindo a importância da sua ampliação nesta area, com a experimentação clinica das várias técnicas e metodologias usadas, de acordo com as carateristicas dos casais e a natureza dos seus problemas.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo-Comportamental; Conflito Familiar; Terapia de Casal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License