SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Terapia Cognitivo-Comportamental e promoção da satisfação conjugal: uma revisão integrativaBurnout e Esquemas Iniciais Desadaptativos em estudantes de cursos de psicologia de Porto Alegre e região metropolitana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

MANFROI, Edi Cristina; TEODORO, Maycoln Leôni Martins; FARIAS, Heitor Blesa  e  CAMILO, Lucas Lacerda. O uso da narrativa da memória autobiográfica como recurso para o aumento da autoconsciência. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 22-31. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210004.

O efeito da narrativa e devolutiva da história de vida no aumento da autoconsciência foi avaliada por meio da Escala de Autorreflexão e Insight (EAI). Para coleta das memórias autobiográficas (MA) foi utilizado um modelo denominado de Narrativa da Linha do Tempo (NLT). Trata-se de um estudo com delineamento ensaio clínico randomizado com três grupos em que participaram 64 adultos. Os dados foram analisados no Programa R. Primeiramente, foram realizados testes de diferenças entre grupos para amostras não paramétricas, porém não se obteve resultados significativos. Depois foram calculados os tamanhos de efeito entre os grupos clínico e ativo usando o d de Cohen em que se constatou que apenas na dimensão Autorreflexão foi obtido um tamanho de efeito moderado. Com o objetivo de verificar o impacto da devolutiva a partir das mudanças individuais, análises foram feitas com o Método JT com o grupo clínico (grupo que recebeu a devolutiva da história de vida), constatando que a maioria dos participantes apresentou mudanças clinicamente significativas (positivas ou negativas) após as intervenções. A dimensão Autorreflexão obteve maiores ganhos clinicamente positivos se comparado a dimensão Insight. Conclui-se que a devolutiva é uma ferramenta que apresenta maior impacto para promoção do aumento na dimensão Autorreflexão.

Palavras-chave : Memória; Autobiografia; Psicoterapia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License