SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O uso da narrativa da memória autobiográfica como recurso para o aumento da autoconsciênciaEmoções positivas e resiliência na perspectiva de adolescentes com câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

BERTICELLI, Lucas Zanatta; VAZ, Rodrigo Trapp Gampe; LIMA, Carolina Palmeiro  e  TRENTINI, Clarissa Marceli. Burnout e Esquemas Iniciais Desadaptativos em estudantes de cursos de psicologia de Porto Alegre e região metropolitana. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 30-38. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210005.

OBJETIVOS: O presente estudo buscou verificar possíveis diferenças significativas nos Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) entre um grupo composto por participantes com Síndrome de Burnout em Estudantes (SBE) e outro sem a SBE. Além disso, objetivou-se identificar os EIDs predominantes na amostra. MÉTODOS: A amostra foi constituída por 205 estudantes de graduação em psicologia. Os instrumentos utilizados foram: questionário sociodemográfico, Questionário de Esquemas de Young - Versão Breve (YSQ-S3) e Escala de Avaliação da Síndrome de Burnout em Estudantes Universitários. RESULTADOS: Embora os EIDs que apresentaram maiores médias na amostra total tenham sido Autossacrifício, Padrões inflexíveis/postura crítica exagerada e Busca de aprovação/reconhecimento, os EIDs mais fortemente relacionados à presença da SBE, quando consideradas as diferenças entre os dois grupos, foram Autocontrole/autodisciplina insuficientes, Isolamento social/ alienação, Dependência/incompetência, Fracasso, Negativismo/pessimismo e Padrões inflexíveis/postura crítica exagerada. CONCLUSÃO: Sugere-se que estudantes com esses EIDs experimentem de maneira mais intensa alguns estressores típicos da graduação, tais como a carga excessiva de atividades, a necessidade de assumir responsabilidades e a pressão social pelo alto desempenho acadêmico, além de demandas específicas do curso de psicologia, como a exigência emocional durante os estágios, levando-os ao esgotamento físico e mental.

Palavras-chave : Esgotamento Psicológico; Estudantes de Ciências da Saúde; Terapia do Esquema.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License