SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Burnout and Early Maladaptive Schemas in students of psychology courses from Porto Alegre and metropolitan areaCriteria for accreditation and training of Cognitive Behavioral Therapy supervisor around the world and the implications for the Brazilian context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

BORGES-DE-MELLO-DOS-SANTOS, Daniele  and  DONATO-OLIVA, Angela. Emoções positivas e resiliência na perspectiva de adolescentes com câncer. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 39-47. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210006.

O presente estudo investiga a relação entre dois construtos: a positividade (emoções positivas) e a resiliência na perspectiva de adolescentes com câncer. OBJETIVOS: Mensurar emoções positivas, negativas e a resiliência dos participantes. PARTICIPANTES: 10 adolescentes, entre 12 e 18 anos com câncer em tratamento. INSTRUMENTOS: teste de positividade, escala de resiliência e entrevista semi- estruturada. PROCEDIMENTO: Os participantes responderam os testes e foram entrevistados. As informações de campo foram realizadas na modalidade presencial, no intervalo de 3 meses. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O teste de positividade mostrou um índice maior de emoções positivas do que emoções negativas. As emoções positivas mais pontuadas foram: gratidão, amor e esperança. Todos os participantes exibiram alto índice de resiliência, mas essa variável só apresentou correlação significativa com a espiritualidade. CONCLUSÃO: Embora não tenha sido encontrada correlação direta entre emoções positivas e resiliência, ambas apresentaram uma associação alternativa, sustentada pela gratidão. Concluiu-se que para essa amostra o fortalecimento da espiritualidade, por intermédio de exercíco contínuo da gratidão, parece aumentar o bem-estar desses adolescentes e a resiliência. Isso sugere um caminho promissor para futuras investigações.

Keywords : Emoções; Resiliência Psicológica; Adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License