SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Burnout e Esquemas Iniciais Desadaptativos em estudantes de cursos de psicologia de Porto Alegre e região metropolitanaCritérios para acreditação/certificação e formação do supervisor de Terapia Cognitivo-Comportamental ao redor do mundo e as implicações para o contexto brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

BORGES-DE-MELLO-DOS-SANTOS, Daniele  e  DONATO-OLIVA, Angela. Emoções positivas e resiliência na perspectiva de adolescentes com câncer. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 39-47. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210006.

O presente estudo investiga a relação entre dois construtos: a positividade (emoções positivas) e a resiliência na perspectiva de adolescentes com câncer. OBJETIVOS: Mensurar emoções positivas, negativas e a resiliência dos participantes. PARTICIPANTES: 10 adolescentes, entre 12 e 18 anos com câncer em tratamento. INSTRUMENTOS: teste de positividade, escala de resiliência e entrevista semi- estruturada. PROCEDIMENTO: Os participantes responderam os testes e foram entrevistados. As informações de campo foram realizadas na modalidade presencial, no intervalo de 3 meses. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O teste de positividade mostrou um índice maior de emoções positivas do que emoções negativas. As emoções positivas mais pontuadas foram: gratidão, amor e esperança. Todos os participantes exibiram alto índice de resiliência, mas essa variável só apresentou correlação significativa com a espiritualidade. CONCLUSÃO: Embora não tenha sido encontrada correlação direta entre emoções positivas e resiliência, ambas apresentaram uma associação alternativa, sustentada pela gratidão. Concluiu-se que para essa amostra o fortalecimento da espiritualidade, por intermédio de exercíco contínuo da gratidão, parece aumentar o bem-estar desses adolescentes e a resiliência. Isso sugere um caminho promissor para futuras investigações.

Palavras-chave : Emoções; Resiliência Psicológica; Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License