SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Critérios para acreditação/certificação e formação do supervisor de Terapia Cognitivo-Comportamental ao redor do mundo e as implicações para o contexto brasileiroProtocolo de um ensaio aleatório controlado de estimulação cognitiva em adultos mais velhos com declínio cognitivo em contexto domiciliário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PIMENTEL DE-MEDEIROS, Antônio Gabriel Araújo et al. Plantão psicológico cognitivo-comportamental na pandemia da CoViD-19. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 58-65. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210008.

O Serviço de Intervenção Cognitivo-Comportamental (SICC) desenvolveu um protocolo de plantão psicológico que integra o projeto CO-VIDA UNICAP, coordenado pelo Instituto Humanitas. A intervenção realizada através do subprojeto PSI CO-VIDA tinha como foco a atenção pontual no momento da pandemia à comunidade acadêmica e à população geral, no intuito de amenizar o sofrimento psíquico. Este trabalho objetiva apresentar o protocolo de atendimento e o perfil da clientela atendida entre abril e junho de 2020, além da pesquisa de satisfação realizada após os atendimentos on-line na plataforma Google Meet. Um protocolo cognitivo-comportamental de quatro fases foi desenvolvido para aplicação individual com duração média de 30 minutos. Seis psicólogos capacitados realizaram 29 atendimentos e os dados analisados indicam que a maioria dos participantes foi do sexo feminino, estudantes da instituição e já tinham alguma experiência de tratamento psicológico e/ou psiquiátrico anterior. As demandas mais frequentes foram ansiedade, estresse, tristeza, conflito familiar, dificuldades acadêmicas e procrastinação, bem como orientações para prevenção da saúde mental. Os achados corroboram com dados da literatura sobre os efeitos psicológicos da pandemia. No geral, os feedbacks indicaram uma elevada satisfação com os atendimentos e com os benefícios percebidos pós-intervenção.

Palavras-chave : plantão psicológico; atendimento em crise; Pandemias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License