SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1Plantão psicológico cognitivo-comportamental na pandemia da CoViD-19 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

JUSTO-HENRIQUES, Susana I  e  CARVALHO, Janessa O.. Protocolo de um ensaio aleatório controlado de estimulação cognitiva em adultos mais velhos com declínio cognitivo em contexto domiciliário. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.1, pp. 66-70. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210009.

OBJETIVO: A estimulação cognitiva (EC) é uma das terapias não-farmacológicas com boas evidências pela sua capacidade de limitar a progressão do declínio cognitivo em pessoas idosas com perturbação neurocognitiva (PNC), através da estimulação da funcionalidade cognitiva. METODOLOGIA: Detalhamos a estrutura e o conteúdo de um protocolo de intervenção em adultos mais velhos com PNC, baseado na EC individual em contexto domiciliário. RESULTADOS: O protocolo de intervenção individual baseado na EC é delineado e composto por um esquema base repetível de 8 sessões, com frequência semanal e com duração aproximada de 45 minutos por sessão, administrados por terapeutas treinados. CONCLUSÕES: O programa de EC individual pode servir de guia para futura disseminação, com conteúdos de fácil compreensão e implementação, com implicações relevantes para a prática clínica e investigação da PNC. IMPLICAÇÕES CLÍNICAS: Existem evidências que este protocolo tem sido bem-sucedido na melhoria da cognição e da qualidade de vida em amostras com PNC em Portugal; assim, a disseminação futura deste protocolo noutras amostras cognitivas poderá ter benefícios diretos para os pacientes e oferecer opções de tratamento adicionais para os terapeutas.

Palavras-chave : Idoso; Demência; Desenvolvimento de Programas; Disfunção Cognitiva; Memória.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License