SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Intervenções em TCC baseada na internet com adolescentes: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

BARLETTA, Janaína Bianca; VERSUTI, Fabiana Maris  y  NEUFELD, Carmem Beatriz. Do ensino híbrido ao on-line: relato de experiência docente na disciplina de Supervisão Baseada em Evidências na Pós-Graduação stricto sensu brasileira. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 79-86. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210020.

O objetivo deste relato de experiência docente é apresentar a disciplina Supervisão Baseada em Evidências (SBE),desde sua proposta estrutural, as atividades realizadas e as mudanças ocorridas nas duas versões ofertadas. Esta disciplina foi ofertada em dois programas de pós-graduação stricto senso, com intuito de fomentar conhecimento, habilidades e reflexão sobre a importância da prática supervisionada baseada em evidências. A disciplina foi elaborada em formato de ensino híbrido, mas, com as medidas de segurança de distanciamento social pelo avanço da pandemia por Covid-19, foi alterada para o sistema on-line de ensino. Em ambas as versões da disciplina SBE, a sustentação pedagógica se manteve em uma perspectiva construtivista do aprendizado, com o uso de metodologias ativas e mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Uma vez que a mudança de modelos e propostas didáticas não é um processo simplificado, considera-se que esta disciplina alcançou seus objetivos. Por fim, acredita-se que o relato de experiência docente possa ampliar o debate no campo de estudos da supervisão na pós-graduação stricto sensu brasileira, bem como, da adoção de metodologias ativas mediadas pelas tecnologias digitais na formação do psicólogo e dos pesquisadores em psicologia.

Palabras clave : Educação de Pós-Graduação; Tecnologia da Informação; Competência Profissional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License