SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Do ensino híbrido ao on-line: relato de experiência docente na disciplina de Supervisão Baseada em Evidências na Pós-Graduação stricto sensu brasileiraTerapia Cognitivo-comportamental pela internet para o transtorno de ansiedade social: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

PEREIRA, Luisa Braga; DONATO-OLIVA, Angela  e  PELUSO, Marcelo Leonel. Intervenções em TCC baseada na internet com adolescentes: uma revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 87-95. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210021.

Com o avanço tecnológico crescente, a TCC baseada na internet surge como uma alternativa à psicoterapia tradicional, mostrando-se promissora e eficaz no cuidado com a saúde mental. Os adolescentes podem engajar-se e beneficiar-se de programas baseados na internet, mas ainda há poucas intervenções realizadas com este tipo de população. Visando investigar evidências de eficácia da TCC baseada na internet para adolescentes, foi realizada uma revisão sistemática com o método Prisma advinda da busca de estudos publicados nos últimos cinco anos nas bases de dados do Google Acadêmico, PubMed e Scielo. Os descritores utilizados foram: ("cognitive behavioral therapy" OR "CBT") AND ("internet" OR "online"). Após análise e submissão aos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 14 artigos. Nenhuma publicação foi realizada no Brasil. Foram verificadas reduções significativas nos sintomas dos participantes dos estudos selecionados após a intervenção, ademais de metade das publicações terem apontado porcentagens significativas de adolescentes recuperados ou em remissão de um transtorno psicológico. Pode-se concluir, a partir das análises preliminares, que os programas de TCC oferecidos por intermédio da internet parecem constituir modalidade eficaz no cuidado da saúde mental em adolescentes.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo-Comportamental; Intervenção Baseada em Internet; Adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License