SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Intervenções em TCC baseada na internet com adolescentes: uma revisão sistemáticaEfetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental on-line no cenário de pandemia da COVID-19: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

GADELHA, Maria José Nunes et al. Terapia Cognitivo-comportamental pela internet para o transtorno de ansiedade social: uma revisão sistemática. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 96-104. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210022.

A Terapia Cognitivo-comportamental pela Internet (iTCC) tem sido utilizada para tratar diversos transtornos mentais, dentre eles, o Transtorno de Ansiedade Social (TAS). O presente estudo objetivou investigar estudos empíricos envolvendo intervenções cognitivo-comportamentais pela internet para o tratamento do TAS, desde que fossem conduzidos parcial ou totalmente no formato síncrono. Assim, foi realizada uma revisão sistemática entre os meses de maio e junho de 2021 nas bases: PubMed, PsycINFO e Web of Science. Foram utilizadas duas combinações nas chaves de busca: 1) "internet-based" OR "internet-delivered" OR "online" OR "telepsychology" AND "cognitive behavioral therapy" OR "cognitive therapy" AND "social phobia" OR "social anxiety disorder"; e 2) "iCBT" AND "social phobia" OR "social anxiety disorder". Quatro artigos foram selecionados na fase final. Tais estudos apresentaram momentos síncronos por videoconferência e possuíam o objetivo de testar a eficácia da iTCC para TAS. Os resultados demonstram que técnicas de psicoeducação e exposição são bem adaptadas no formato online. Há evidências de que o tratamento de indivíduos com TAS é eficaz e viável, produzindo redução ou remissão dos sintomas e melhora da qualidade de vida. Contudo, é necessário desenvolver mais pesquisas que contribuam para a consolidação do tratamento pela internet de modo síncrono para o TAS.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo-Comportamental; Comunicação por Videoconferência; Fobia Social; Revisão Sistemática; Telepsicologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License