SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Efetividade da Terapia Cognitivo-Comportamental on-line no cenário de pandemia da COVID-19: uma revisão sistemáticaPsicologia positiva no Brasil: cenário atual e indicações futuras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

SILVEIRA, Myrian Machado de Paula et al. WebPais: orientação de pais on-line voltada para a educação domiciliar em meio à pandemia de COVID-19. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 113-124. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210024.

A pandemia do COVID-19 aumentou a sobrecarga parental na educação domiciliar das crianças, tornando-se um estressor adicional. São descritos os resultados preliminares de um programa de psicoeducação e aconselhamento baseado na Internet, objetivando capacitar os pais a manejar as atividades de educação domiciliar de seus filhos. Participaram 50 pais de crianças de 6 a 14 anos. O programa compreendeu seis sessões de 90 minutos, distribuídas em três semanas, trabalhando com atenção positiva, reforço diferencial, organização da rotina, regulação emocional e flexibilidade de pensamentos e sentimentos. Foi utilizado um desenho quase experimental de pré e pós-teste em um único grupo. Os resultados mostraram diminuições nos níveis de sintomas parentais de depressão, ansiedade, estresse, avaliados com o DAS-21, bem como redução do número de problemas e aumento dos comportamentos pró-sociais e adaptativos das crianças, utilizando o SDQ. Não foram observadas mudanças nos estilos parentais, com o IEP. Os pais responderam a um questionário de satisfação do consumidor e avaliaram positivamente a participação no programa, considerando que os benefícios superaram os problemas relacionados à modalidade remota. Embora mais estudos sejam necessários, o aconselhamento remoto aos pais durante a pandemia de COVID-19 mostrou-se promissor, podendo ser incorporado às práticas psicoterapêuticas também em outras circunstâncias.

Palavras-chave : Pais; Aconselhamento; Intervenção Baseada em Internet.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License