SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2WebPais: orientação de pais on-line voltada para a educação domiciliar em meio à pandemia de COVID-19Intervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes: uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

FERNANDES, Sheyla Christine Santos et al. Psicologia positiva no Brasil: cenário atual e indicações futuras. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 125-134. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210025.

No intuito de analisar a produção científica brasileira acerca da Psicologia Positiva e compreender como esta abordagem vem sendo utilizada nesse contexto, realizou-se uma revisão sistemática. Aplicou-se os termos "psicologia positiva" AND "Brasil" OR "brasileiro" OR "português" e "positive psychology" AND "Brazil" OR "brazilian" OR "portuguese" nas bases SciELO, Index Psi, LILACS, PePSIC e PsycINFO. Selecionou-se trabalhos em português contendo a Psicologia Positiva como tema central. Gerou-se um banco de dados textuais, analisado no software Iramuteq. Evidenciou-se que a Psicologia Positiva cresceu significativamente no cenário brasileiro, porém de forma não sistemática, sendo utilizada predominantemente na área da Psicologia, na interpretação e elaboração de instrumentos de avaliação, e em trabalhos acerca dos construtos resiliência, bem-estar, bem-estar subjetivo, satisfação conjugal e familiar e afetos em relacionamentos.

Palavras-chave : Psicologia Positiva; Revisão; Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License