SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2Psicologia positiva no Brasil: cenário atual e indicações futurasIntervenção em grupo na modalidade on-line: relato de experiência G10 on-line índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versão impressa ISSN 1808-5687versão On-line ISSN 1982-3746

Resumo

TAVARES, Inajá; PIETA, Maria Adélia Minghelli; PEDROSO, Maria Eduarda  e  DIAS, Ana Cristina Garcia. Intervenções cognitivo-comportamentais baseadas na internet autoguiadas para adolescentes: uma revisão. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2021, vol.17, n.2, pp. 135-141. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20210026.

O manejo de transtornos psicológicos tem sido foco de diferentes intervenções cognitivo-comportamentais autoguiadas mediadas por tecnologias por meio de aplicativos para computadores e smartphones. O objetivo deste estudo foi identificar e descrever intervenções do tipo voltadas para adolescentes. Para isso, realizou-se uma revisão integrativa de literatura nas bases PsycINFO, Scopus e Web of Science, utilizando quatro blocos com descritores que representavam: aplicações autoguiadas, tipos de intervenções, terapia cognitivo-comportamental e adolescentes. Após o processo de análise e seleção dos 93 resultados encontrados, compuseram a amostra final 19 artigos referentes a 13 intervenções. Estas foram descritas em estudos de eficácia com mais de um grupo, protocolos para avaliar eficácia, investigações-piloto, estudos de aspectos complementares e estudos de caso. Ansiedade e depressão foram os principais alvos terapêuticos, e 9 artigos apontaram resultados favoráveis ao uso das intervenções. A maior parte das intervenções foi inteiramente autoguiada e ofertada exclusivamente via website, por vezes incluindo algum nível de participação dos cuidadores. Apesar de considerar-se o potencial de otimizar e agilizar o atendimento à saúde mental de forma efetiva, constata-se o quão incipientes são as investigações baseadas em terapia cognitivo-comportamental em saúde móvel com adolescentes.

Palavras-chave : Terapia Cognitivo-comportamental; Adolescente; Aplicativos móveis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License