SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Efeitos de um programa online para resolução de conflitos conjugal functional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

versión impresa ISSN 1808-5687versión On-line ISSN 1982-3746

Resumen

TORRES, Ana Paula Fernandes et al. Aliança terapêutica e adesão à Terapia CognitivoComportamental na modalidade online para dependentes de álcool. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2022, vol.18, n.1, pp. 04-18. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20220004.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) possui um bom suporte de evidências para o tratamento do alcoolismo, mas há lacunas na literatura sobre a modalidade online quanto a efetividade, aliança terapêutica (AT) e sua relação com resultados do tratamento. O objetivo deste estudo foi avaliar a AT no tratamento de dependentes de álcool que aderiram (n=13) e que não aderiram (n=8) à TCC por videoconferência. Foram incluídos 21 clientes de diversas partes do Brasil, que participaram de 12 sessões online de TCC de Habilidades de Enfrentamento, com três terapeutas, em dois estudos clínicos. O Working Alliance Inventory foi preenchido pelo terapeuta (WAI-T) e cliente (WAI-C). As médias do WAI-T na quarta sessão foram significativamente maiores no grupo que aderiu, na escala geral e nas subescalas de objetivos, tarefas e vínculo, mas não houve diferença no WAI-C. Considerando os que aderiram, a aliança foi percebida como alta ao longo de todo o processo terapêutico, pelos clientes e terapeutas e houve redução significativa do consumo de álcool. Fatores sociodemográficos, uso do computador e avaliação presencial não interferiram na aliança e adesão. Conclui-se que a aliança pode ser estabelecida e mantida na terapia online com alcoolistas e que há indícios de sua influência na adesão.

Palabras clave : Aliança Terapêutica; Intervenção Baseada em Internet; Alcoolismo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License