SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1Programa psicoeducativo para pessoas com diabetes (PROPSID): intervenção em grupo on-line para ansiedade e depressãoReflections on technological adaptation for online interventions with elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Terapias Cognitivas

Print version ISSN 1808-5687On-line version ISSN 1982-3746

Abstract

RODRIGUES, Andréia Kunzler et al. Dispositivos Vestíveis para monitoramento psicofisiológico do estresse: uma revisão narrativa. Rev. bras.ter. cogn. [online]. 2022, vol.18, n.1, pp. 60-68. ISSN 1808-5687.  http://dx.doi.org/10.5935/1808-5687.20220007.

Dispositivos vestíveis utilizam sensores que capturam sinais fisiológicos continuamente e, uma vez processados, permitem o monitoramento e o desenvolvimento de intervenções em diversas áreas da saúde, incluindo os transtornos mentais. Na clínica, esse de tipo de tecnologia pode contribuir tanto na mensuração objetiva e contínua do estresse quanto gerar feedbacks quando ocorrem situações estressantes. Esta revisão narrativa da literatura enfocou esses equipamentos, apresentando os principais dados científicos disponíveis, além de oportunidades e dificuldades na implementação desses aparelhos na avaliação do estresse e em tratamentos de saúde. As pesquisas revisadas indicaram que é necessário o desenvolvimento de sistemas mais robustos e teoricamente fundamentados que integrem respostas fisiológicas, subjetivas e contextuais para a implementação desse tipo de dispositivo em contextos clínicos. No entanto, a acurácia já demonstrada por sensores vestíveis em situações laboratoriais e alguns testes de monitoramento contínuo reforçam que estas são ferramentas com grande potencial de aplicação na prática da clínica psicológica.

Keywords : estresse fisiológico; estresse psicológico; monitoramento; dispositivos eletrônicos vestíveis.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License